9 milhões de euros roubados a banco ucraniano em assalto cibernético

Uma falha de segurança no sistema de telecomunicações bancárias SWIFT facilitou a intrusão dos hackers no sistema. O ataque foi concretizado no início desta semana, mas pode ter sido iniciado há vários meses.

Um ataque cibernético a um banco ucraniano não identificado rendeu recentemente nove milhões de dólares aos hackers que perpetraram o assalto, segundo dá conta a publicação Kyiv Post, e de acordo com informação avançada em primeira mão pela divisão de Kiev da ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação).

O ataque foi possível devido a uma falha de segurança no sistema da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT), que é a responsável pela gestão de transferências entre instituições financeiras à escala global.

De acordo com a ISACA, “dezenas de bancos (maioritariamente russos e ucranianos) foram comprometidos” com esta falha de segurança.

Esta não é a primeira vez que o sistema da SWIFT é invadido. No passado mês de fevereiro, um grupo de hackers conseguiu desviar mais de 100 milhões de dólares de uma conta bancária norte-americana do Banco Central do Bangladesh.

A organização de auditoria revela que ataques como este demoram vários meses até serem completos. De acordo com o Kyiv Post, este ataque acontece numa altura em que a banca ucraniana tem sido alvo de várias críticas por não ter ainda montado um sistema de segurança semelhante ao que se pratica no ocidente.

Source: Sapo TeK