Blade Nano QX2, o drone de competição que mais parece um pássaro

O Blade Nano QX2 FPV parece um insecto, mas afirma-se como uma forma de entrada no mundo dos drones de competição, diz a empresa responsável pelo seu desenvolvimento. E ainda é o “rei” dos voos com visão na primeira pessoa…

“É como pilotar um drone que mais parece um pássaro”, dizem os responsáveis da Horizon Hobby, a empresa responsável pelo desenvolvimento do drone. Pode ser pilotado dentro de casa ou em exterior e, apesar de prometer ser menos estável que modelos maiores e mais pesados como os DJI Phantom, o Blade Nano QX2 FPV recorre à tecnologia SAFE (Sensor Assisted Flight Envelope) para disponibilizar dois modos de controlo que adaptam o drone às capacidades de utilizadores iniciantes e também mais experientes.

O modo Beginner, por exemplo, destina-se a introduzir o utilizador principiante no mundo dos drones de corrida e competição, pois limita fatores como a velocidade e a estabilidade para facilitar várias manobras. Já o modo Agility não está limitado a nível algum e possibilita a utilizadores mais avançados executarem as acrobacias mais vistosas.

A câmara instalada transmite o que o drone “vê” na primeira pessoa, num verdadeiro voo FPV, com base numa ligação de sinais de rádio e com a ajuda do headset próprio.

As quatro hélices estão instaladas sobre um design leve e resistente, que promete até suportar colisões com paredes e peças de mobília sem consequências de maior, caso esteja a treinar em casa. Por outro lado, a microbateria de 500 mAh integrada possibilita voos com a duração de seis a oito minutos.

Os jornalistas de tecnologia do site Engadget descrevem de forma interessante a experiência de pilotar o Nano QX2: “imagine-se a ser encolhido para o tamanho de uma formiga e e a colocar-se num cockpit virtual”. O drone em causa custa de momento apenas 159 dólares no site oficial da Horizon Hobby. O headset de controlo é vendido em separado e recebe o sinal de vídeo captado pela câmara via sinais de rádio na frequência 5,8 GHz.

Source: Sapo TeK