Carros da Volvo vão trocar chave por aplicação para telemóvel

E se deixasse de precisar de uma chave para entrar no carro e pudesse fazê-lo apenas usando uma aplicação para telemóvel? A Volvo vê o futuro assim e vai começar a testar a tecnologia em breve.

O sistema, que será demonstrado pela primeira vez no Mobile World Congress na próxima semana em Barcelona, terá por base uma aplicação móvel. Na app ficará guardada uma chave digital, que terá as mesmas funcionalidades de uma chave física e que substituirá o objeto físico na abertura de portas e na ligação da ignição.

A Volvo quer usá-la não apenas nos veículos que vende, mas também em carros alugados, por considerar que o sistema simplifica o processo de aluguer, ao permitir enviar em tempo real para o cliente a chave de um carro que este tenha alugado.

A marca sueca também acredita que a solução pode ser interessante para dinamizar políticas de carsharing (partilha de carros), já que tem facilidade em distribuir várias chaves digitais do mesmo carro em simultâneo.

Os testes ao novo sistema vão começar já na primavera, inicialmente num serviço de carsharing que a marca mantém no aeroporto do Gotemburgo na Suécia. Em 2017 a ideia é disponibilizar também o sistema com um número limitado de automóveis vendidos pela marca.

Para quem não vê com bons olhos esta evolução, mas é fã dos carros da marca, há uma mensagem tranquilizadora: as chaves físicas não vão acabar. Quem pretender continuar a usar o sistema tradicional, e ter uma chave para guardar no bolso, terá sempre essa opção.

 

Source: Sapo TeK