Cidadãos e empresas vão ter dossiê com dados online para partilharem com serviços

O Governo vai criar um dossiê online com os dados de cada cidadão e empresa. A ideia é que a informação possa ser disponibilizada sempre que sejam pedidos comprovativos ou certidões por diferentes entidades. Com a devida autorização dos seus titulares.

A medida, criada no âmbito do programa Simplex, passa por pegar nos vários portais existentes e criar uma porta de entrada integrada, orientada ou baseada em serviços onde seja possível encontrar tudo, explicou a secretária de Estado da Modernização Administrativa em entrevista ao Jornal de Negócios.

Para Graça Fonseca um dos problemas que se coloca atualmente é viver e trabalhar com a multiplicação de portais que se registou nos últimos anos. A responsável fala em “inúmeros portais que exigem às pessoas para tratar de um mesmo processo ou evento de vida ir a portais diferentes, com sistemas de autenticação diferente” e considera que a dispersão “que antes era física” é agora online.

O dossiê online deverá estar disponível ainda em 2016 e o objetivo é que “tenha um mínimo de organização e seja lógico para as pessoas”.

“Isso vai permitir que todos os documentos ou certidões que são fundamentais para um conjunto de processos ou eventos da vida estejam permanentemente disponíveis, com um código de acesso que [os titulares] podem dar a qualquer momento a qualquer entidade”.

Esta é a mais recente medida Simplex anunciada pelo Governo de António Costa, que na semana passada deu a conhecer a iniciativa Startup Simplex

Source: Sapo TeK