Facebook prepara identificação automática para vídeos… e pesquisa

Entre o lançamento de satélites internet, a chegada de robots de chat ao Messenger, óculos VR e câmaras a 360 graus, o Facebook está também ocupado em acrescentar novas funcionalidades aos vídeos.

A opção já existe para as fotos e, segundo o demonstrado durante a F8, vai aplicar-se também aos vídeos: a identificação automática.

A equipa do Facebook aproveitou toda a tecnologia de reconhecimento de imagens estáticas desenvolvida in house e está a usá-la nas imagens em movimento, mas com intenções que vão para além da simples “tag”.

O objetivo maior é, segundo o explicado por Joaquin Quiñonero Candela, responsável pela área de Machine Learning do Facebook, na F8, permitir a pesquisa de pessoas nos vídeos que tenham sido partilhados pelos amigos da rede social.

Este tipo de indexação deverá estar disponível em breve, fazendo com que seja possível encontrar determinada pessoa num vídeo apenas através do seu nome e, melhor, ir parar à parte do vídeo onde essa pessoa aparece, algo que poderá dar jeito se existirem outros protagonistas no “filme”.

Além da identificação e pesquisa, o Facebook estará também a trabalhar numa aplicação para “descrever” vídeos, idêntica à lançada recentemente para cegos e pessoas com graves dificuldades de visão.

Pela conferência anual do Facebook passaram muitas outras novidades. O Tek resume algumas delas num único artigo.  

Source: Sapo TeK