Há quase cinco anos que o preço das telecomunicações cresce mais em Portugal do que na UE

A Autoridade Nacional das Comunicações faz uma análise mensal à evolução dos preços das telecomunicações e desde março de 2011 que os encargos crescem mais em Portugal do que na UE em termos médios anuais.

No mês de janeiro o preço das telecomunicações em Portugal cresceu 2,9% em comparação com o último mês de 2015, o que significa o maior aumento mensal de preços entre todos os sectores da economia portuguesa. A análise é feita pela ANACOM.

“Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, o crescimento de preços verificado (4,93 por cento), foi o 5º mais elevado da economia portuguesa”, salienta o regulador para a área das comunicações.

A subida de 4,23% registada nos preços é muito superior aos 0,58% de acréscimo provocados pela inflação, um fenómeno que acontece em Portugal desde janeiro de 2014.

Há ainda um outro dado a considerar relativamente à subida de preços nas telecomunicações no primeiro mês do ano. A ANACOM diz que “em média, na União Europeia os preços das telecomunicações estão a descer 0,07%”, o que contrasta com a situação registada no mercado nacional.

Sobre esta diferença há a considerar o facto de não ser totalmente nova, visto que já prevalece desde março de 2010. Caso a tendência se mantenha por mais dois meses, então há cinco anos que o aumento de preços nas telecomunicações em Portugal será superior à média europeia.

Source: Sapo TeK