IFA 2016: saiba o que esperar da maior feira de eletrónica de consumo da Europa

Entre smartphones, wearables, portáteis e tablets, as novidades serão mais que muitas. No entanto, a IFA não é apenas uma feira que reúne gadgets deste tipo. A partir desta quarta-feira, espere novidades sobre domótica, robótica, a indústria automóvel, televisores e muito mais.

Entre os dias 2 e 7 de setembro, todos os caminhos vão dar a Berlim. A capital alemã prepara-se para receber mais uma edição da IFA e o TeK vai estar presente para lhe trazer todas as novidades já a partir desta quarta-feira, dia em que começam as apresentações à imprensa.

Embora não se possam prever ao detalhe todos os anúncios que ocorrerão na feira, já existe uma mão cheia de apresentações agendadas que deixam vislumbrar parte do que se avizinha. Entre wearables, smartphones, realidade virtual, IoT e smart TVs, a oferta será certamente muita e as gigantes tecnológicas estão presentes para deixar a sua marca em todos os segmentos. Afinal, esta é a maior feira de eletrónica de consumo da Europa.

Smartphones

Embora um dos grandes atrativos da IFA (Samsung Galaxy Note) tenha migrado para um evento próprio, a feira irá, certamente, continuar a ser a casa de estreias significativas para o mercado dos telemóveis.

Um dos eventos previstos é a apresentação de um novo Xperia por parte da Sony. Nos últimos anos, a empresa tem utilizado este palco para acrescentar novos equipamentos à sua oferta e 2016 não deverá ser a exceçao a uma regra que já dura há alguns anos. Neste momento, os rumores apontam para a apresentação de um modelo mais compacto do recente Xperia X Performance e que deverá chegar com uma câmara traseira de 13 megapíxeis, 4GB de RAM, um processador Qualcomm Snapdragon 820 e um ecrã de 4.7 polegadas que permitirá a contração nas dimensões do equipamento.

A Huawei, por sua vez, tem pelo menos um novo gadget para revelar. Nos convites enviados à imprensa, a tecnológica chinesa exibe um cartaz onde é possível ver uma curva do que aparenta ser um tablet ou um smartphone. Neste caso, a nossa aposta vai para a segunda hipótese e, mais especificamente, para o phablet Huawei Mate 9.

A HTC poderá também ter um smartphone na manga pronto a ver a luz do dia. De acordo com alguns dos rumores que têm circulado na internet, a empresa de Taiwan estará a preparar a apresentação do sucessor do HTC One A9. De acordo com Evan Blass, um dos leakers mais populares da indústria, o smartphone irá chamar-se HTC One A9s e vai parecer-se com isto:

<!– Conditionally wrap elements in

Tablets

Apesar da Samsung já ter feito o seu trabalho no universo dos smartphones este ano, a tecnológica sul-coreana poderá aproveitar a IFA para revelar o Galaxy Tab S3. Pelas mãos da Lenovo também deverá chegar um novo tablet.

Wearables

Da parte da Samsung vai certamente chegar o Gear S3 até porque o convite da tecnológica não deixa margem para dúvidas. A apresentação do wearable está marcada para o próximo dia 1 de setembro e deverão ser dadas a conhecer três versões do smartwatch sendo que duas delas estarão focadas em utilizadores desportivos. Neste segmento, também a Huawei e a Asus deverão ter novas propostas.

<!– Conditionally wrap elements in

De acordo com o Engadget, a Sony também deverá ter dois wearables para mostrar em Berlim: o Xperia Eye – uma câmara que se prende na roupa – e o Xperia Ear, um auricular bluetooth que funciona simultaneamente enquanto assistente pessoal. Ambos foram apresentados no Mobile World Congress, no passado mês de fevereiro, mas deverão ganhar mais detalhes nesta edição da IFA.

A realidade virtual também deverá protagonizar várias apresentações de várias tecnológicas e é possível que fiquemos a conhecer novos equipamentos por parte de várias empresas que ainda não têm propostas neste domínio.

Ecrãs

Haverá ainda novas produtos para o mercado dos televisores por parte dos suspeitos do costume: LG, Sony e Samsung. A Phillips também já confirmou que apresentará “o maior ecrã curvo 4K” e o “monitor mais fino” do mercado.

Apesar de todas as previsões haverá ainda espaço para conhecer novos portáteis (Lenovo e Acer, pelo menos) tal como novos produtos do domínio da domótica, robótica e para a indústria automóvel. Há por isso, que esperar pelo descobrimento de verdadeiros tesouros na imensa Messe Berlim durante os próximos dias porque se todos os caminhos vão dar à cidade alemã, é certo que o caminho da inovação siga exatamente o mesmo trajeto.

Source: Sapo TeK