Lisboa duplica número de turistas e tem avaliação acima da média na Airbnb

Um estudo sobre o recurso à plataforma online para visitar Lisboa revela alguns dados quantitativos e qualitativos sobre anfitriões e hóspedes.

Foram perto de um milhão os turistas que encontraram alojamento em Portugal em 2015 através da plataforma online Airbnb e quase metade, 433 mil, escolheram Lisboa como destino final. O número para a capital do país representa o dobro do registado no ano anterior.

O estudo da Airbnb sobre Lisboa revela ainda que as avaliações dos utilizadores sobre o alojamento colocam a capital alfacinha acima da média face a outras cidades europeias, com uns “singelos” 4,6 pontos em cinco de classificação máxima.

A personalização da experiência, com os anfitriões a darem ajuda em relação a transportes, pontos de interesse ou mesmo deixarem um cabaz de produtos nacionais como “mimo” é um dos fatores que mais contribui para a avaliação positiva, aponta o Jornal de Negócios, que avança os resultados do estudo.

Os turistas que usaram a Airbnb para ficar em Lisboa acabaram por gastar na capital portuguesa 268 milhões de euros: 43 milhões em arrendamento e 225 milhões na economia local, principalmente no comércio e na restauração.

Os dados reunidos indicam ainda a cidade tem 4.550 anfitriões registados. A maioria tem apenas um anúncio na plataforma (72%) e partilha a sua própria casa.

Em média, o arrendamento dos espaços representa rendimentos mensais de 530 euros para os anfitriões lisboetas, para uma média de ocupação de 76 noites por ano.

Com o estudo fica patente que Lisboa é o mercado mais importante para a Airbnb em Portugal, mas o Porto e a região do Algarve têm vindo a crescer.

Source: Sapo TeK