Montra TeK: As 10 redes sociais que mudaram o (nosso) mundo

Assinala-se hoje o Dia Mundial das Redes Sociais, altura de analisar o impacto que estes sites têm nas vidas de milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas quais as redes sociais que mais vincaram a história da internet até hoje?

Foi em 2010 que o site Mashable decretou oficialmente a data de 30 de junho como o Dia Mundial das Redes Sociais e a comemoração anual “pegou” de imediato, com eventos e diferentes formas de assinalar o dia a acontecerem um pouco por todo o mundo desde então.

E não é para menos: apesar de existirem várias redes sociais, algumas delas “próprias” de alguns países apenas – como é o caso Weibo no Japão, por exemplo –, “gigantes” como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram apresentam números estrondosos no que diz respeito a utilização diária e influenciam (pela positiva e pela negativa…) a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Olhe-se para o Facebook, com 1,65 mil milhões de utilizadores ativos todos meses, para os 350 mil tweets enviados a cada minuto ou para os 30 mil milhões de fotos já publicadas até hoje através do Instagram.

É certo que vão surgindo questões associadas à privacidade e segurança, bem como diferentes opiniões sobre o fenómeno: uns não conseguem largar as redes sociais um minuto, por assim dizer; outros acham que se tratam de uma perda de tempo. Seja como for, o futuro prevê que as redes sociais continuem a marcar o ritmo de tudo o que se vai fazendo na Internet e não só, até porque é nelas que se encontram praticamente todos os utilizadores da internet de hoje em dia e é nelas que grande parte das empresas vêm métodos eficazes para chegarem aos seus potenciais clientes.

Se dúvidas existem sobre a forma como as redes sociais moldam a vida de milhões de pessoas, basta, por outro prisma, apontar atenções para o volume de alguns negócios globais que envolvem as empresas que detêm essas plataformas. Um bom exemplo é a recentemente anunciada aquisição do LinkedIn pela Microsoft, envolvendo 26,2 mil milhões de dólares.

Negócios à parte, o TeK não deixa escapar a data e traz-lhe um resumo das 10 redes sociais que têm contribuído para mudar a forma como utilizamos a internet e interagimos online (algumas tiveram de ficar de fora…). E lembre-se que até o Papa Francisco já há muito se “converteu” às maravilhas das redes sociais…

Source: Sapo TeK