A digitalização tem sido um objetivo de empresas e Governos a nível mundial. Portugal, que apesar de estar na linha da frente quando se fala na adopção de novas tecnologias, pretende incentivar as pessoas a mudar, a tornarem-se mais digitais, através de diversas ações promocionais que envolvem também algumas das maiores empresas e serviços nacionais.
Uma das áreas que contribui bastante para o nível de digitalização é o recurso às lojas online para realizar compras. Os portugueses ainda estão longe da média Europeia e os que compram, muitas vezes, recorrem a lojas internacionais sem valor económico para Portugal.
É neste contexto que surge o MUDA, um Movimento nacional promovido por várias empresas, universidades e associações e pelo Estado Português que assumem, em conjunto, o compromisso de incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais, disponibilizados por empresas e pelo Estado.
O objetivo assenta na ambição de Portugal se tornar numa sociedade mais evoluída, de cidadania ativa, inclusiva e participativa. Este movimento pretende contribuir, por um lado para a redução do número de pessoas que nunca acederam à internet e por outro, através do aumento do número de utilizadores com competências mais avançadas.
Portugal já é um país digital, com mais de 70% da população a utilizar a Internet, um valor que, ainda assim, apresenta margem para nos aproximar da média da UE e dos países líderes na Europa.
No entanto, mais de ¼ (cerca de 26%) dos portugueses nunca acedeu à Internet, valor que compara com uma média europeia de apenas 14%.
Apesar da ideia geral de Portugal ser um país com uma grande facilidade no que respeita à adopção de novas tecnologias, como é o caso da Via Verde, é também baixo o número de utilizadores com competências digitais avançadas (28%), quando nos países que lideram na UE essa percentagem supera os 50%.
Mudar para ganhar
No âmbito do programa MUDA, é lançado um concurso que visa incentivar a digitalização. Ao mesmo tempo que adquire um equipamento ou subscreve um serviço, ganha códigos que pode ativar no site da MUDA para se habilitar a milhares de prémios. O prémio final deste concurso é um Volkswagen T-Cross.
Através do MEO pode conquistar códigos e, desta forma, habilitar-se ao prémio final e aos prémios diários. Os códigos podem ser ganhos até 15 de abril através da aquisição de serviços e produtos ou do download da app my MEO. A ativação dos códigos está disponível até ao dia 30 de abril de 2020.
Por cada código de participação ativado pode ganhar prémios imediatos e fica automaticamente habilitado aos prémios mensais e ao grande prémio final de um Volkswagen T-Cross.
Todo este movimento serve para ajudar Portugal a chegar à linha da frente dos países mais sofisticados do ponto de vista tecnológico, dotando país de competência que permitem competir do ponto de vista económico mas também social e político. A constante evolução tecnológica e crescente sofisticação na oferta de serviços poderá, caso não haja um forte impulso à utilização da Internet, fazer Portugal atrasar-se ainda mais face aos países mais avançados.
Soluções Recomendadas
-
Pacotes MEO
Adira à TV do MEO com 2 meses grátis e 3 meses de Canais Premium.Saiba mais
-
Telemóveis
Até 15GB de Internet GRÁTIS na compra de um smartphone.Saiba mais
-
Casa Digital
Controle a sua casa com o tablet ou smartphone. Saiba como.Saiba mais
Source: Blog Meo