NASA está a preparar uma nova “arma” para caçar planetas

A NASA está a construir um telescópio que vai melhorar em muito os meios de análise à informação que já temos sobre possíveis planetas habitados. Será desta que vamos encontrar vida?

O projeto realiza-se em colaboração com a Fundação Nacional de Ciência norte-americana e nos próximos três anos estará em fase de preparação. Só em 2019 é que o novo telescópio estará finalizado e pronto a ser utilizado, altura em que pode contribuir para esclarecer se os 4.500 possíveis novos planetas detetados em missão anteriores devem ou não ser catalogados dessa forma.

A tecnologia vai ser montada num telescópio com 3,5 metros, que será instalado no observatório nacional do Arizona e vai abrir caminho a novas técnicas de observação, mais eficazes que as usadas até agora.

Vai ter capacidade para detetar pequenas oscilações numa estrela, que indicam a existência de um planeta na sua órbita e também pode ajudar a recolher informação sobre a massa de um planeta identificado.   

Este novo instrumento de análise desempenha um papel tão importante na exploração do espaço que é a própria NASA quem lhe chama uma peça fundamental de uma “nova geração de caça aos planetas”. Chama-se NEID, que é a abreviatura para NN-Explore Exoplanet Investigations with Doppler Spectroscopy.

Source: Sapo TeK