Ofertas em pacote levam ao maior crescimento do telefone fixo dos últimos 10 anos

O número de linhas fixas atingiu, no final de março, o maior crescimento da última década, mas apenas graças às ofertas em pacote.

No final do primeiro trimestre deste ano, a taxa de penetração das linhas telefónicas fixas situava-se nos 45,5 acessos por 100 habitantes, o valor mais elevado desde 2006, revelam os últimos dados da Anacom.

O regulador nota no entanto que o crescimento se deve ao aumento das linhas suportadas em redes de fibra ótica e TV por cabo, que somam mais 88,7 mil acessos, sobretudo em ofertas em pacote. Releva-se que oito em cada 10 famílias subscrevem o serviço fixo de telefone integrado num pacote.

Em resultado, e embora o número de telefones fixos em casa das famílias portuguesas continue a crescer, o número de minutos de conversação realizados voltaram a cair, desta vez 12,9% face ao período homólogo.

Quanto às chamadas realizadas, em média foram consumidos 85 minutos em chamadas fixo-fixo, nove minutos em chamadas fixo-móvel e 7 minutos em chamadas internacionais.

Os dados da Anacom revelam ainda que a maior parte dos clientes de telefone fixo são subscritores da Meo (49%), 33,5% da Nos e 13% da Vodafone.

As receitas totais do serviço fixo de telefone – individualizadas (16,6%) e pacotes (83,4%) – atingiram 494,2 milhões de euros, mais 10,2% do que no período homólogo.

Source: Sapo TeK