PlayStation 4 ganha novos controladores oficiais pelas mãos da Razer

A Sony quer ganhar espaço no universo dos eSports e, para além da nova PS4 Pro, vai disponibilizar dois novos controladores oficiais mais completos e personalizáveis que os tradicionais DualShock 4.

Apesar de serem sistemas de jogo por excelência, as consolas ainda não conseguiram conquistar um espaço preponderante no universo dos eSports. Os computadores são donos e senhores do espectáculo, mas a Sony quer inverter o jogo a seu favor.

Em novembro, a empresa japonesa começa a dar os primeiros passos nesse sentido com o lançamento de uma consola mais poderosa e capaz de fornecer uma experiência gráfica em 4K. Mas ao passo que a PlayStation se torna profissional, também os controladores vão acompanhar o ritmo de evolução da consola graças a uma parceria com a Razer e a Bigben Interactive.

A ideia deste “casamento” foi desenvolver dois novos comandos personalizáveis e mais completos que os existentes, com gatilhos em sítios pouco comuns e botões físicos que as versões tradicionais não oferecem.

Com a Razer criou-se o Raiju. Um comando com uma disposição de botões bastante semelhante à dos DualShock 4, mas com dois botões superiores extra e dois gatilhos traseiros destacáveis; botões de controlo para microfone e auriculares; níveis de sensibilidade ajustáveis para os gatilhos superiores e capas de borracha para os analógicos, destacáveis.

Já da parceria com a Bigben Interactive nasceu o Nacon Revolution que, por sua vez, reproduz a disposição de botões dos controladores da Xbox. Integra quatro botões adicionais para personalizar com atalhos, compartimentos internos com pesos ajustáveis para adaptar às preferências do utilizador e um botão direccional com reconhecimento de oito sentidos diferentes. Os analógicos têm ainda uma amplitude de 46 graus e uma performance melhorada para eSports graças a um firmware específico.

Ambos os comandos podem ser utilizados em qualquer sistema PS4, seja ele Slim, Pro ou Standard.

A ideia com estes lançamentos é aproximar o universo PlayStation ao dos PCs onde o segmento do hardware para gaming é bastante explorado por marcas como a Corsair, a Logitech ou a própria Razer.

Os preços ainda não foram revelados, mas sabe-se que ambos os controladores serão lançados antes do fim do ano.

Será que é suficiente para ganhar espaço nas competições de desportos eletrónicos?

Source: Sapo TeK