Prepare-se: 7 de setembro pode ser dia de iPhone 7. E não só

Um dos eventos tecnológicos mais esperados do ano acontece já quarta-feira da próxima semana e a nova geração de smartphones da marca da maçã pode estar ao virar da esquina, bem como novos Mac, atualizações ao iPad e o novo iOS.

Já se sabia que em setembro se podiam esperar novos lançamentos, entre os quais o novo iPhone, mas agora chegou a confirmação do dia. Num convite enviado ontem para a imprensa, a Apple, mantendo a sua característica postura enigmática, informa que a conferência terá lugar no próximo dia 7 de setembro.

Apesar de o convite não avançar qualquer tipo de informação acerca dos lançamentos, algo que não deverá surpreender quem já está acostumado ao secretismo crónico da Apple, espera-se que seja apresentado o suposto novo iPhone 7. Mas alguns rumores apontam ainda para a introdução de uma nova versão do Apple Watch, com GPS, maior autonomia, um processador mais potente e menos espessura.

As informações que circulam pela internet, embora possam não passar de meras suposições, apontam para três novos modelos: iPhone 7, iPhone 7 Plus e iPhone 7 Pro. O primeiro deverá ter um ecrã de 4,7 polegadas, ao passo que os dois restantes devem exibir ecrãs de 5,5 polegadas.

Suspeita-se que um destes modelos – provavelmente o Pro – venha equipado com duas câmaras traseiras, para aumentar a qualidade das imagens captadas. Além disso, os novos dispositivos já não devem apresentar entradas para auriculares, em prol de conectividade via Bluetooth. Esta nova característica não foi propriamente bem recebida pelo público, nem pelo próprio co-fundador da Apple, Steve Wozniak.

Mas a principal mudança não é esta. Espera-se que o tradicional botão principal a que estamos habituados deixe de existir, passando a ser um sensor de toque, à semelhança do Force Touch incorporado no mais recente MacBook.

Para além dos novos iPhone, pode também esperar-se a apresentação do novo iOS 10 para smarpthones e tablets, e novidades no que toca aos iPad e aos computadores da família Mac.

Citando fontes anónimas, a Bloomberg avança que serão lançadas atualizações de software para o iPad de forma a ampliar a utilização do Apple Pencil. Mas não é tudo. Deverá ser lançado um novo iMac, um novo MacBook Air, um MacBook Pro mais fino e um monitor 5K, desenvolvido em colaboração com a LG.

O site informa que as atualizações para o iPad devem ser lançadas em 2017, enquanto os computadores Mac devem chegar já no final deste ano. A nova versão do sistema operativo da Apple deve ficar disponível já durante o outono.

A conferência acontece em São Francisco, na Califórnia. Os fãs da Apple (e não só) podem assistir ao evento ao vivo via streaming, no site da Apple, a partir das 18h portuguesas.

Source: Sapo TeK