SpaceX quer voltar a voar antes do final do ano

A promessa é feita pela própria empresa que garante estar na fase final das investigações que lhe vão permitir apurar a causa do problema que levou o Falcon 9 a implodir em chamas em setembro.

Depois de ter explodido um foguetão no início do passado mês de setembro (e com ele um satélite do Facebook), a SpaceX prepara-se para voltar aos céus com um novo lançamento numa altura em que já foram apuradas as razões para o último desastre.

As investigações concluíram que um defeito no depósito de hélio do Falcon 9 esteve na origem da explosão, mas ainda não conseguiram aferir a causa desse problema embora as possibilidades estejam já restritas aos recipientes de pressão. No entanto, é mandatório que a raíz do problema seja identificada antes da nova missão que a empresa quer fazer acontecer antes do final do ano.

“Os esforços da SpaceX estão concentrados em duas áreas neste momento: determinar especificamente a raíz do problema e desenvolver condições de carregamento de hélio que permitam à SpaceX atestar o Falcon 9 com segurança. Com o desenrolar da investigação também planeamos voltar aos testes no Texas”, esclarece a empresa em comunicado.

O acidente do passado mês de setembro é já o segundo na conta da SpaceX que em junho do ano passado viu outro Falcon 9 explodir, também ele graças a um problema no sistema de hélio da aeronave.

Depois destas falhas, muitos especialistas acreditam que a empresa não será capaz de voltar a lançar um foguetão com sucesso nos próximos meses, mas a SpaceX já reforçou a ideia de que estará pronta para dar seguimento à missão dentro de pouco tempo. 

Source: Sapo TeK