SpaceX vai ser a primeira a reutilizar (finalmente) um foguetão

Estamos na era dos foguetões reutilizáveis, embora nenhuma das empresas que lançou e aterrou um dos seus “aparelhos” se tenha proposto, entretanto, fazê-lo. Até agora…

Vai ser a SpaceX a primeira a reutilizar um foguetão reutilizável, entre as empresas que estão na corrida espacial, e com “ajuda” europeia. Isto porque foi a luxemburguesa SES que contratou o “braço espacial” de Elon Musk para transportar um dos seus satélites comerciais a bordo de um dos Falcon 9 anteriormente lançado e regressado em condições.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas responsáveis da SpaceX tinham referido anteriormente que o preço dos lançamentos podia ser 30% inferior caso fosse usado um foguetão que já tivesse sido lançado.

Entre algumas tentativas menos felizes, a SpaceX já conseguiu recuperar seis dos seus Falcon 9 com sucesso, a última das vezes a 14 de agosto passado. A primeira foi em dezembro de 2015.

O lançamento do satélite da SES deverá acontecer ainda este ano, segundo o comunicado publicado pela empresa a partir do seu site.

Os Falcon 9 foram criados para serem reutilizados, mas até agora ainda não havia no horizonte notícia de uma oportunidade para cumprirem o seu desígnio. De qualquer forma, em junho o “patrão” Elon Musk já tinha garantido que as reutilizações estavam a ser preparadas e que a primeira deveria acontecer este outono.  

Source: Sapo TeK