Universidade de Lisboa e Alibaba juntam-se para fortalecer eCommerce entre Portugal e China

A parceria prevê a realização de um estudo para desenvolver sistemas de tradução automática entre chinês e português em sites de comércio online.

O projeto “CNPTDeepMT – Tradução Automática Profunda entre Chinês e Português no Domínio do eCommerce” arrancou este mês e pretende pôr fim aos obstáculos linguísticos entre a China e Portugal.

Está a ser liderado por António Branco, professor do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e resulta de uma parceria entre esta instituição de ensino, a Universidade de Zuzhou (China) e a Alibaba, um dos maiores nomes do comércio online mundial.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China são os financiadores deste empreendimento, que tem uma duração estimada de três anos.

António Branco explica, em comunicado, que o CNPTDeepMT terá uma primeira fase “em que iremos fazer o levantamento de requisitos para desenhar uma fase seguinte, em que iremos empreender uma iniciativa mais ampla, com o envolvimento e apoio de mais empresas”.

Este projeto tem como propósito promover e fortalecer o comércio eletrónico entre Portugal e a China, uma ambição que já tem vindo a ser trabalhada.

Recorde-se que, em outubro passado, durante o ciclo de conferências Digital Summit, a ACEPI – Associação da Economia Digital e a sua congénere chinesa, China International E-Commerce Center, assinaram um Memorando de Entendimento que contempla o intercâmbio de empresas e funcionários e o fortalecimento dos laços comerciais.

Source: Sapo TeK