Vai viajar e quer um tradutor de bolso todo o terreno? Veja este

O Microsoft Translator ganhou novas versões para iOS e Android. A aplicação pode ser usada mesmo quando não há uma ligação à Internet por perto e sem que precise de escrever tudo no smartphone.

Uma das características interessantes da aplicação desenvolvida pela Microsoft, e que tira partido de tecnologia usada em produtos como o Office, é o reconhecimento de texto a partir de fotos, um atributo útil para quem está em viagem e precisa de descodificar a informação que tem à frente numa ementa, numa placa ou num folheto informativo, por exemplo.

A aplicação para Android também foi atualizada e passa a oferecer a possibilidade de traduzir texto mesmo sem uma ligação à Internet. O utilizador só precisa de instalar os pacotes das línguas enquanto está ligado, se aquilo que lhe interessa estiver disponível.

Esta característica não está disponível na app para iOS, tal como a funcionalidade que permite a tradução de texto a partir de imagens ainda não chegou ao Android. Quem usar a app num iPhone ou no iPad pode no entanto traduzir frases e guardar os cartões com os resultados para usar mais tarde, quando estiver offline. A prazo, a ideia da Microsoft é uniformizar as funcionalidades disponíveis nas duas aplicações.

No iOS, como no Google Play, a app está otimizada para funcionar em coordenação com smartwatches, permitindo que o utilizador fale diretamente para o relógio para pedir uma tradução e veja também a partir desse ecrã a resposta que a aplicação tem para lhe dar. O suporte está garantido para 50 línguas.  

Source: Sapo TeK